- Área: 1100 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. Num terreno com vista para a serra de Sintra com o Palácio da Pena e o Mar ao longe, desenhamos uma Casa composta por dois pisos e cave.
A fachada principal da moradia está orientada a sul, paralela à estrada, embora a primeira imagem da casa seja na verdade a que se vira a poente e corresponde também ao espaço da entrada principal, situação que é enfatizada pelo desenho da varanda do piso superior que se relaciona com a vista do mar e a Serra de Sintra. A fachada orientada a norte, é mais encerrada, dispondo de um jardim exterior protegido e zonas de relvado.
O piso enterrado é, no exterior, totalmente revestido a pedra calcária, pretendia-se que a pedra resultante da escavação fosse reutilizada na construção dos muros deste piso, criando um embasamento maciço que irá suspender todo o piso térreo, que se pretende ser todo envidraçado, permitindo estabelecer continuidade visual e funcional dos espaços sociais com os espaços exteriores como o grande terraço, a piscina e as áreas de lounge e de fogo aberto, a sul e o jardim de inverno, a norte. Esta imagem de transparência contrasta fortemente com o volume branco no piso superior que, em forma de espiral, configura um grande terraço no seu interior e protege os espaços privados da vista da envolvente, subtraindo todo o ruído visual do edificado e apontando o nosso olhar para a vista de mar, ao recortar as paredes do alçado a convergir num ponto.
Este volume branco suspende-se sobre o piso térreo, criando um espaço de sombra e acentuando a ideia de leveza, muito próximo da escala humana.